João Branco (McDonald’s) é eleito presidente da ABA
Para o executivo, o marketing pode ser responsável
por promover transformações na sociedade
O diretor de Marketing do McDonald’s, João Branco, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) nesta quinta-feira (22). Durante os próximos dois anos, o executivo pretende ajudar os profissionais da comunicação e marketing a entender as mudanças tecnológicas, bem como do contexto econômico do País e do próprio setor. O novo corpo gestor da entidade também trabalhará para liderar as alterações dentro de suas empresas associadas.
“A gente entende que o marketing é muito mais do que uma área que só bate metas de vendas ou constrói marcas. Ela é a área que tem que saber, em primeiro lugar, o que está acontecendo no mercado, tem que saber o que o consumidor quer e por onde a empresa tem que ir. A gente quer mobilizar essa mudança, capacitando, oferecendo um ambiente de networking, oferecendo ferramentas de advocacy, para que estejamos à frente de tudo isso”, disse o presidente.
O discurso sobre as mudanças foi endossado pelo também recém-eleito co-presidente do Conselho Superior da ABA e vice-presidente Jurídico e Assuntos Corporativos da Johnson & Johnson, Sergio Pompilio. Para ele, a conexão é ponto fundamental para mudar ou criar uma determinada situação.
“A ABA tem a conexão e a colaboração como um dos seus pilares de criação e de sustentação hoje. Através da nossa conexão, como uma das entidades fundadoras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), temos uma possibilidade efetiva de dialogar com os outros agentes do mercado e contribuir para a melhoria e fortalecimento da autorregulação no Brasil”, enfatizou Pompilio. Ele entende também que é necessário entender o que é o novo mercado e contribuir para uma construir nele um ambiente sadio, ético e positivo para todos, fazendo com que o conteúdo publicitário do Brasil seja percebido como um dos melhores do mundo.
Para Branco, o marketing pode ser responsável pela liderança dos negócios e, por consequência, também pela transformação da sociedade. “Como ABA, a gente quer capacitar os profissionais de marketing, a gente quer ajudá-los para que eles estejam em condições de liderar essas mudanças. Com isso, eles também ajudarão a melhorar a vida das pessoas, influenciarão a forma de pensar da sociedade e deixarão uma contribuição maior do que bater metas de vendas”, afirmou.
“São todos executivos reconhecidos no mercado e que representam importantes marcas e setores. Vamos juntos, construir, de forma corresponsável, um mercado de comunicação robusto, transparente e que mobilize o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, complementou Sandra Martinelli, presidente executiva, que segue no cargo que já ocupa desde 2014.