segunda, 15 de dezembro de 2025

Vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT visitam a sede da FCA em Detroit

Com a proposta de inserir a academia no centro dos negócios de grandes empresas, o programa ABAcademy ESPM FIAT lançou um desafio de marketing proposto pela FCA Fiat aos alunos de pós-graduação da ESPM, sendo o prêmio destinado aos vencedores do primeiro lugar uma visita à sede da empresa em Detroit, nos Estados Unidos, incluindo passagens, hospedagem, traslados e alimentação.

O briefing, desenvolvido pela FIAT, destacava os desafios do segmento AB hatch (automóveis de entrada) diante do crescimento da quantidade de players no mercado e das mudanças de comportamento do consumidor. Confrontados com essa realidade, os alunos foram convidados a desenvolver planos de marketing que ajudassem a responder quais estratégias deveriam ser adotadas para aumentar a participação da montadora neste segmento do mercado.

De 15 a 18 de janeiro, os quatro talentos que conquistaram a primeira colocação experimentaram dias de aprendizado e inspiração ao lado de profissionais da FIAT e alguns de seus parceiros. Acompanhados por Ana Pepino, analista de comunicação da FIAT, e Jéssica Ribeiro, assistente de marketing da ABA, foram os vencedores: Carolina de Vasconcellos, analista de comunicação da HPE Autos (Mitsubishi e Suzuki); Clarissa Viana, analista de comunicação do SENAI – SP; Guilherme dos Santos, gerente de contas da JMV Technology, e Vanessa Lacroce, coordenadora de relações públicas da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.03Os quatro alunos de pós-graduação da ESPM, vencedores do primeiro lugar do prêmio ABAcademy ESPM FIAT.

Recepcionados em 15 de janeiro, em jantar com João Ciaco, Diretor de Brand Marketing, Comunicação e Sustentabilidade Latam da FCA FIAT e Conselheiro da ABA; Abel Reis, presidente do Grupo DAN, e Ernane Melo, VP de Operações da DCODE, os estudantes iniciaram a agenda da viagem apresentando novamente o plano de marketing vencedor e debatendo possibilidades de sua execução. Engajaram em conversa sobre as nuances do cenário atual do mercado automobilístico no Brasil e o papel do profissional de marketing neste contexto.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.04Estudantes da pós-graduação da ESPM, vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT, em jantar corporativo com Abel Reis, Ernane Melo e João Ciaco. Momento de aproximação entre academia e indústria.

Em 16 de janeiro, o dia dos estudantes foi preenchido pela visita ao salão do automóvel de Detroit, o Naias Auto Show 2019, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos. A visita foi guiada por Arne Hull, experiential marketing manager da FCA US, que trouxe riqueza ao tour com seu conhecimento e entusiasmo pelo setor de automóveis. Detalhes e curiosidades sobre cada uma das ativações da marca FCA, bem como de tantas outras que ali estavam expostas, foram pauta da visita e elucidaram os estudantes sobre o âmbito prático da execução de eventos de grande porte, assunto já trabalhado em suas aulas de pós-graduação na ESPM.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.05Visita ao Naias Auto Show. Da esquerda para a direita, na foto, estão: Guilherme dos Santos, Clarissa Viana, Arne Hull, Ana Pepino, Carolina de Vasconcellos, Vanessa Lacroce, João Ciaco e Jéssica Ribeiro.
Ativações FCA Naias Auto ShowAtivações da FCA no salão do automóvel de Detroit, Naias Auto Show 2018.

A complementaridade entre teoria e prática se manteve durante os dias seguintes da viagem. As visitas de 17 de janeiro tiveram início nos bastidores da produção dos carros da FCA para o salão do automóvel. Arne Hull guiou os estudantes pela oficina onde os carros são montados, pintados e finalizados especificamente para a apresentação no evento, trabalho minucioso que impressionou os visitantes.

A agenda teve sequência com visita à sede da FCA em Detroit, prédio que abriga suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram. A empresa, cuja filial brasileira é associada à ABA, valoriza o empoderamento de seus funcionários para liderarem mudanças e encararem desafios ousados diariamente. Colaboratividade e curiosidade são parte da cultura da organização e seus efeitos práticos são visíveis desde a concepção de cada ideia até a execução, tendo sido este um ponto de grande inspiração para os estudantes.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.05 (1)Vencedores do prêmio ABAcademy ESPM FIAT em visita à sede da FCA em Detroit, guiados por Arne Hull.

Carolina Vasconcellos, ganhadora do prêmio, relatou: “tinha uma expectativa em relação à visita ao prédio da FCA, mas ela foi realmente superada. Visitamos não apenas a sede, mas também agências e parceiros da empresa, players essenciais para colocar de pé todo o espetáculo do Auto Show e a comunicação da empresa durante o resto do ano.”

A agência responsável pela execução das ativações da FCA no salão do automóvel foi visitada no mesmo dia. A George P Johnson, agência focada em marketing de experiência, recebeu os visitantes para conhecerem suas instalações e assistirem à apresentação sobre as diversas ideias que já tiraram do papel em parceria com a FCA. Vanessa Lacroce constatou que a experiência foi muito valiosa para sua vida acadêmica, pois proporcionou ver de perto o processo pelo qual passa uma empresa multinacional como a FCA para estruturar suas ativações de comunicação. “Para mim, que trabalho no setor automobilístico, não há como mensurar a importância desta experiência.” disse ela.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.06Vencedores do prêmio ABAcademy em visita à agência George P Johnson

O terceiro e último dia do prêmio, 18 de janeiro, começou com visita ao Product Design Office, setor da empresa responsável por imaginar novos automóveis em resposta às demandas do mercado e elaborar os primeiros modelos em versão protótipo. Em seguida, a agência de comunicação da FCA, a Union AdWorks, recebeu a equipe para uma visita às suas instalações.

Arne Hull encerrou a experiência de forma inspiracional, apresentando seu projeto de incentivo aos funcionários, que propõe estimulá-los ao trabalho de excelência por meio da aproximação com os carros que fabricam. O programa relembra também a importância da segurança no trabalho, mensagem passada por meio de campanhas protagonizadas por seus familiares. Por último, Arne ressaltou a visão do trabalho em conjunto e espírito de equipe, atitudes que hoje permeiam o ambiente de produção nas fábricas da FCA.

WhatsApp Image 2019-01-21 at 11.26.06 (1)Vencedores do prêmio em reunião com Arne Hull.

Finalizada a agenda do prêmio ABAcademy ESPM FIAT, foram latentes os resultados positivos, inspirações e novos conhecimentos alcançados pelos estudantes, no âmbito acadêmico e profissional. Corroborando o saldo da experiência, Clarissa Viana afirmou que “o projeto ABAcademy, desde a execução do trabalho, que envolveu muita pesquisa e imersão, até a conquista do prêmio e a consequente experiência internacional, foi muito gratificante.”

Frente ao sucesso da primeira edição do prêmio e acreditando na importância da aproximação entre academia e indústria para o desenvolvimento coletivo do mercado brasileiro, já fora confirmada pela ABA a próxima edição do projeto, que em 2019 será patrocinada pela Pepsico e promete uma experiência tão inspiradora quanto a que viveram os quatro estudantes que, em 19 de janeiro, deixaram Detroit com grandes aprendizados na bagagem.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10