Magazine Luiza mais digital do que nunca
Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza, abriu o MaxiMídia 2017, no painel Papo de CEO, entrevistado por Salles Neto, presidente do Meio & Mensagem. Sob o comando dele, a rede radicalizou o processo digital e, atualmente, o Luiza Labs tem mais de 300 programadores, tornando a Magazine Luiza uma empresa digital com ponto físico. A área digital cresceu muito na empresa e continuará nessa trajetória, pois Trajano está otimista com relação a 2018.
“O empresariado sai bastante machucado destes dois últimos anos, mas é preciso olhar pra frente, aumentar os investimentos, gerar emprego e acelerar o carro. A Magazine Luiza completará 60 anos em breve e, recentemente, recebeu uma injeção financeira enorme”, comemora.
Esse movimento impulsiona ainda mais a aposta nos canais digitais do varejista. No Magazine Luiza, o e-commerce deu um salto expressivo nas vendas e passou de 17%, em 2016, para 30% do total movimentado neste ano. Não há separação entre loja física e e-commerce. Os clientes podem comprar no varejo virtual e retirar o produto na loja física, barateando muito o preço final, com a eliminação dos custos de frete.
Além disso, o site da Magazine Luiza fez 17 anos e haverá novidades para 2018. A atendente virtual Lu tem canal no YouTube há dez anos e, agora, estão investindo em inteligência artificial para ela se tornar ainda mais inteligente. Outra ação planejada é o início da venda de serviços digitais, com a comercialização de plano de dados com custo baixo, usando a marca da Magazine Luiza.
Embora o cenário econômico tenha apresentado diversos obstáculos, a marca abriu 60 lojas em 2017. A projeção para cinco anos é vender 50% no mundo físico e 50% online. Outro ponto importante é que a comercialização não seguirá o caminho tradicional ao qual o público já está acostumado. A intenção é transformar o e-commerce em uma plataforma, com a oferta de produtos de varejistas de outras categorias.