segunda, 16 de fevereiro de 2026

Encontro no tempo é mais importante do que no espaço, afirma a maker Lina Lopes

Lina Lopes, artista, designer, maker e proprietária da LILO.Zone

Lina Lopes, artista, designer, maker e proprietária da LILO.Zone – Gustavo Saulle Pagnoncelli/Divulgação

 

Por Flavio Ferrari

Uma evolução exponencial acontece em nossa relação com a tecnologia, não apenas para o cidadão comum, que poderíamos adjetivar de usuário, mas também para os criativos transformadores da realidade, para os quais a tecnologia é mais uma (poderosa e interessante) ferramenta.

Lina Lopes, Artista, Designer, Maker e proprietária da LILO.Zone, é uma dessas poucas pessoas que reúne criatividade, empreendedorismo, pragmatismo e didática diletante.

Seu espaço LILO.Zone reflete essas características e é uma fusão de um FabLab com um Atelier onde a arte acontece com a ajuda da tecnologia. Ali, Lina cria soluções inovadoras para empresas de diversos setores, oferece vivências para o desenvolvimento da criatividade para públicos tão diferentes como executivos e crianças.

“Aprendi a transformar fragilidades em singularidades. São essas singularidades que permitem que eu ofereça soluções únicas para meus clientes. Toda solução única é uma forma de arte.”

A valorização das singularidades é uma tendência que vem ganhando força nesta década. O CIFS (Copenhagen Institute for Futures Studies) interpreta esse movimento como uma consequência direta da megatrend “Individualização”.

A geração mais jovem é mais sensível à influência das megatrends. Não por acaso, os ingleses criaram a expressão “geração floco de neve” (snowflake generation) para ressaltar essas características de fragilidade e singularidade dos jovens atuais.

Num contexto de transformações aceleradas, a adoção de novas expressões é uma constante.

Lina chama a atenção para o fato de que precisamos de novos nomes para definir uma realidade mais complexa, onde o trabalho acontece de forma cada vez mais colaborativa, reunindo pessoas em torno de propósitos comuns. Ressignificar velhas palavras dificulta apreensão de novos conceitos. Segundo ela, “o futuro carece de palavras”.

Na LILO.Zone a tecnologia permeia os processos criativos, mas a perspectiva de desenvolvimento dos trabalhos é fundamentalmente humanista e focada em resultados.

“Estabelecemos compromissos com o encontro, com a proposta e com a confiança no processo, utilizando a força da rede, dedicando-se ao que for importante e delegando o que for urgente para não perder agilidade.”

Ela aponta o Design Sprint (Google Ventures) e Social Coding (GitHub) como exemplos de atitude digital e ressalta a importância da valorização do “recurso humano” e do tempo, não apenas da tecnologia.

É interessante observar que, enquanto a sociedade discute as aplicações das novas tecnologias, os atores do cenário digital que, como Lina, já incorporaram a evolução tecnológica em seu cotidiano, preocupam-se com seu impacto social.

A visão humanista vem ganhando espaço em eventos relevantes que, até recentemente, eram pautados apenas pelas novidades tecnológicas. As oportunidades para desenvolvimento pessoal e social já ocupam os palcos principais desses eventos.

“No universo digital, o encontro no tempo é mais importante do que o encontro no espaço. É do acaso do encontro que nasce a oportunidade para a troca, seja através das palavras ou do compartilhamento do espaço.”

Lina ressalta as políticas públicas também precisam evoluir para que o país possa aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia e o potencial criativo do brasileiro.

“Desenvolver pessoas, estabelecer políticas públicas que estimulem novas ideias (e não a acomodação criativa e artística) são aspectos essenciais para que novos negócios possam crescer no Brasil.

Flavio Ferrari é consultor e palestrante em comunicação, inovação e transformação digital.  Foi diretor dos institutos Kantar Media, Ipsos e GfK. Esta entrevista faz parte de uma série de encontros para o livro “Atitude Digital”, com o apoio da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes)

Fonte: Folha de S.Paulo

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10