Aliança Sem Estereótipo
No dia 31 de outubro, a Aliança Sem Estereótipo avançou mais um passo em busca de uma comunicação e publicidade mais democrática, plural e igualitária. A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – parceira da Aliança junto à ONU Mulheres e dezenas de anunciantes – recebeu em sua sede os executivos participantes, além do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e do Clube de Criação.
“Este é um movimento importante e irreversível no diálogo entre os players responsáveis pela publicidade no Brasil para eliminar estereótipos em suas campanhas”, explica Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da HEINEKEN. José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, participa do encontro ao lado de outras lideranças como Adriana Carvalho, da ONU Mulheres e Sandra Martinelli, presente-executiva da ABA.
O movimento, que ganhou força no Brasil em fevereiro deste ano, tem como essência conscientizar anunciantes, agências e a indústria da propaganda sobre a importância de eliminar os estereótipos nas campanhas publicitárias. O Brasil foi o primeiro da América Latina a sediar o movimento.
Ao integrar a Aliança Sem Estereótipo, as empresas passam a fazer parte de uma rede para troca de informações e experiências, além de ter acesso a pesquisas e curadoria que ajudam na construção de campanhas com mais igualdade de gênero e capazes de representar as mulheres em sua pluralidade. Até o momento, além da Unilever, Grupo Boticário, MasterCard, Magazine Luiza, Heads Propaganda, WPP e IPG se tornaram signatárias.
“Nós da ABA estamos muito felizes por fazer parte deste movimento e poder participar desta discussão, junto aos anunciantes, agências, veículos e entidades da indústria, para a conscientização da indústria da propaganda sobre a importância de eliminar os estereótipos nas campanhas publicitárias, assim como incentivar políticas ligadas à igualdade de gênero e raça”, reforça Sandra Martinelli.