O objetivo de permanente diálogo com a sociedade é efetivado pela ABA no dia a dia a partir das parcerias estabelecidas com entidades setoriais.
A ABA é bastante acionada para as parcerias desse tipo porque entende-se que consegue, como representante dos anunciantes brasileiros, extrapolar as demandas setoriais.
A lista de associações que se relacionam com a ABA é extensa e bastante diversificada, uma vez que envolve também as áreas de atuação dos Comitês Técnicos e de Melhor Prática:
Internacionais:
WFA – World Federation of Advertisers. Entidade mundial, sediada em Bruxelas, representa os interesses comuns dos anunciantes, com foco no marketing responsável e eficaz.
ANA – Association of National Advertisers. É a associação americana de anunciantes, que, assim como a ABA, integra a WFA. Fundada em 1910, lidera a comunidade de comunicação de marketing nos Estados Unidos, com mais de 500 empresas e divisões associadas,
ISBA – Incorporated Society of British Advertisers. É a associação de anunciantes do Reino Unido, que, assim como a ABA, faz parte da WFA.
ESOMAR – Sociedade Europeia para Pesquisa de Opinião e Mercado.
Nacionais:
ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
ABDOH – Associação Brasileira de Mídia Digital Out-of-home
ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design (Comitê de Branding)
ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
ABF – Associação Brasileira de Franchinsing
ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação
ABICAB – Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados
ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoolicas
ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento
ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura
AMPRO – Associação de Marketing Promocional
ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais.
ANR – Associação Nacional de Restaurantes
APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão
CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
CPPU – Comissão de Proteção à Paisagem Urbana
DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
FENAPRO – Federacao Nacional das Agências de Propaganda
IAB – Interactive Advertising Bureau
IVC – Instituto Verificador de Circulação
POPAI Brasil
SEPEX – Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior