sábado, 21 de dezembro de 2024

Sobre a ABA

História

ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1959, que reúne as maiores empresas anunciantes do Brasil, responsáveis por cerca de 70% dos investimentos em propaganda realizados no País.

A entidade foi criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a contínua evolução e profissionalização das empresas anunciantes.

O movimento para instituir a entidade foi inspirado nas associações de anunciantes existentes na França, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.

Foi decisivo, também, o fato de os anunciantes terem tido pouca oportunidade de discutir e defender seus interesses no 1º.Congresso Brasileiro de Propaganda Executiva, realizado no Rio de Janeiro, em 1958.

Percebeu-se que seria necessário não apenas reunir os anunciantes em torno de objetivos comuns, para fortalecer suas posições, mas também ajudá-los a entender melhor as especificidades da atividade publicitária. Por isso, desde o início, estabeleceu-se um intenso programa de cursos, palestras, seminários e encontros com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais.

Missão, Valores e Princípios

MISSÃO

Ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.

NOSSA CRENÇA

O marketing é fundamental para a evolução da sociedade; a ética e a liberdade são essenciais para sua realização.

VALORES

  • Excelência
  • Ética
  • Colaboração
  • Respeito
  • Inconformismo

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E OBJETIVOS PERMANENTES

  1. Defender de forma permanente e intransigente a liberdade da comunicação comercial.
  2. Representar, defender e orientar os interesses dos anunciantes brasileiros.
  3. Defender o conceito e a prática da responsabilidade do anunciante e da propaganda, estimulando a autorregulação.
  4. Manter permanente diálogo com toda a sociedade e seus integrantes.
  5. Incentivar a constante busca da maior eficácia do marketing e da comunicação e o aumento de sua utilização e rentabilidade como ativo competitivo de negócios, aglutinando, validando e disseminando as melhores práticas.
  6. Conectar executivos e profissionais dos anunciantes e da cadeia produtiva do marketing e da comunicação.
  7. Incentivar o desenvolvimento inovador, criativo e com propósito das marcas e da reputação das organizações anunciantes.
  8. Incentivar a mais ampla visão e prática da sustentabilidade nas atividades de marketing e comunicação.
  9. Ajudar as associadas a antecipar e planejar o futuro.
  10. Gerar, consolidar, disseminar e facilitar o acesso a conteúdo e educação relativa ao escopo de atuação da entidade.

FUNDAMENTOS DE GOVERNANÇA

Inclusão e exclusão de associadas e parceiros com fundamento na missão, credo, valores e princípios adotados.

ASSOCIAÇÕES

A ABA é filiada à WFA – World Federation of Advertisers, entidade que congrega associações de anunciantes de 55 países, incluindo todas as principais economias mundiais e abrangendo as empresas responsáveis por mais de 60% dos investimentos publicitários internacionais.

É fundadora e integrante do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária e do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão.

Confira aqui a lista de entidades com as quais a ABA mantém relacionamento, institucionalmente ou via seus Comitês Técnicos e de Melhor Prática.

Serviços e Benefícios

PARA A EMPRESA ANUNCIANTE

  • Representa os anunciantes e defende seus interesses comuns junto ao mercado e aos órgãos de governo.
  • Atende às necessidades práticas dos anunciantes, tanto gerais como pontuais
  • Promove a evolução técnica dos profissionais.
  • Desenvolve e recomenda melhores práticas.
  • Cria conteúdos, incentivando a troca de informações.
  • Discute, reconhece e antecipa tendências.
  • Promove eventos de interesse e com desconto para as associadas.
  • Edita a Revista da ABA.

PARA O EXECUTIVO DAS ASSOCIADAS

  • Atualização sobre as novas técnicas e ferramentas em todas as áreas da comunicação de marketing.
  • Conhecimento das melhores práticas nacionais e internacionais.
  • Discussão e reconhecimento das principais tendências da área.
  • Informações sobre os melhores cases de marketing e comunicação, por meio das apresentações feitas por agências, veículos, fornecedores e empresas anunciantes.
  • Construção e ampliação do networking na área do marketing e da comunicação.

PARA O MERCADO EM GERAL

  • Organização de comitês com profissionais de diversas disciplinas de marketing para debates e discussões.
  • Aglutina, refina e distribui documentos de melhor prática.
  • Cursos e fóruns para os profissionais ligados à comunicação das empresas e de seus parceiros.
  • Informações sobre agências de propaganda, veículos, institutos de pesquisa, produtoras e demais fornecedores da área.
  • Organização de seminários e workshops de interesse da área de comunicação e marketing.
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