Volkswagen conquista o Prêmio ABEMD na categoria CRM
A Volkswagen conquistou o Prêmio ABEMD na categoria CRM com o case Volkswagen no 28º Salão Internacional do Automóvel. Saiba mais sobre a campanha vencedora.
O objetivo era engajar os clientes da Volkswagen, levando-os ao Salão do Automóvel ou, para os que não pudessem ir, levar o evento até eles por meio digital, para aproximá-los da marca, elevando, assim, a consideração em relação a seus produtos, além de melhorar o desempenho da captação de dados (como atualizações cadastrais) provenientes das ações.
Para isso, primeiro, foi realizada uma análise cuidadosa do banco de dados para selecionar o público ideal a ser impactado pela ação. Em segundo lugar, com base nessa análise, convidamos clientes potenciais da marca para o Salão do Automóvel. Um sistema de controle de dados para call center integrado ao sistema de credenciamento foi desenvolvido exclusivamente para a ação. Isso permitiu controle total do banco de dados, dos enriquecimentos obtidos por meio do call center e do check-in, da conversão desses dados em leads, da possibilidade de maior controle sobre os ingressos distribuídos e também a mensuração de todas as ações envolvidas.
Como comunicação foi desenvolvida uma régua para impactar clientes e prospects durante todas as etapas do evento. Foram feitas comunicações por diversos canais, oferecendo ingressos para participação no evento.
Com a confirmação da presença, foram atualizados os dados cadastrais do cliente, contribuindo para mais efetividade de contatos nas comunicações posteriores. Ainda por meio desse sistema, o cliente recebeu um e-mail marketing personalizado informando horários, endereço e dicas importantes para a visita ao Salão do Automóvel.
Para levar aos clientes a experiência de visitar o espaço da marca no Salão, foi desenvolvido um hotsite com transmissão ao vivo do local, além de curtas-metragens sobre o evento, imagens e informações sobre os principais veículos em exposição, planta em 3D interativa e uma promoção ligada ao Rock in Rio. Foram enviados e-mails para estimular as visitas no hotsite. SMSs foram enviados para lembrar sobre a aproximação do evento. Na data escolhida, os clientes receberam um save the date com instruções sobre como e onde realizar o check-in. Por fim, com os dados dos participantes e a captura de leads foi possível realizar mais duas ações pós-evento: um e-mail de agradecimento e uma oferta de bônus para aquisição de veículo.
Resultados:
+ 700 mil e-mails disparados com médias de 90% de entrega e de 25% de visualizações
+ 68 mil visitas no Hotsite do Salão do Automóvel, com mais de 25 mil visualizações de vídeos
Receita gerada através da venda de veículos por meio da oferta bônus na ação de e-mail marketing
pós evento resultou num ROI final de campanha de 175%