Palco digital e democrático
A cena musical independente brasileira tem agora um parceiro em potencial com a chegada ao mercado da INgrooves. Com escritórios na Alemanha, Australia, Canadá e Inglaterra, a distribuidora de conteúdo musical digital foi trazida ao País pelo executivo Ricardo Marques com a proposta de democratizar o acesso à música. A empresa americana passa a atuar em parceria com a Alumia Produções, presente no mercado brasileiro desde 2012 como integradora de artistas independentes e selos na plataforma de videostreaming Vevo, que também tem Marques como sócio.
A empreitada recebeu investimento inicial de R$ 2 milhões, mas Marques explica que haverá uma captação de recursos com outros investidores e a expectativa é de um incremento de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões no montante. Enquanto a Alumia fornece conteúdo para a Vevo, a INgrooves abastece plataformas como iTunes, Spotify, Google Music, Deezer e YouTube. A parceria oferecerá uma rede de serviços e soluções como a distribuição global e marketing para artistas e bandas nacionais.
A INgrooves já está em operações no Brasil há seis meses, mas seu lançamento oficial aconteceu na sexta-feira passada, 26. Mr. Catra (foto), um dos artistas representados pela distribuidora no ambiente digital, comemora 25 anos de carreira com o lançamento de um CD/DVD ao vivo com a participação de Dodô (Pixote), Luis Carlos e Thiago Brava. As 20 faixas do trabalho estarão disponíveis nas plataformas iTunes, reprodução Rdio, Spotify, Google Music e Deezer, enquanto os vídeos estarão no canal do artista no YouTube e na Vevo. A principal característica da INgrooves, há dez anos no mercado, é ser uma distribuidora independente.
Ela trabalha em parceria com gravadoras que não têm contrato digital e com artistas independentes. Neste caso, eles também podem investir em mídias tradicionais, como CD e DVD, segundo Marques. “Esta é uma grande oportunidade. A própria Vevo Estados Unidos nos apresentou para a INgrooves. A estratégia é crescer o inventário nacional, porque os maiores artistas globais ela já tem. Nós vamos fomentar e trabalhar com bandas pequenas, mé- dias e grandes”, projeta. Entre os nomes internacionais que a INgrooves acrescenta ao catálogo da Alumia Produções estão Oasis, Tech N9ne, Janet Jackson, Iron Maiden, A Day To Remember, Joe Banamassa e Hippo Campus. No Brasil a empresa já assinou com Fiuk, Paula Lima, MC Garden, Rodrigo Lampreia, Noturnal e Elefante Branco.
(Meio&Mensagem 29/02/2016)