O ano do empoderamento feminino na propaganda
Não há como negar que este foi o ano do empoderamento feminino. O assunto foi discutido em diversos momentos na sociedade, sendo tema de debates nas redes sociais, ganhando as capas de revistas, o cinema e a TV.
Como não poderia deixar de ser, a publicidade aproveitou a onda e em muitos momentos soube surfá-la muito bem. Se em 2014 campanhas como “Like a Girl”, de Always, já vinham colocando a discussão em pauta – e ganhando merecidos Leões -, este ano veio para firmar de vez o importante assunto na publicidade.
A grande questão é: toda marca precisa e tem condições de abordar o tema? Segundo Viviane Duarte, jornalista e fundadora da plataforma Plano Feminino, não basta apostar no que ela chama de “o raio empoderador“. Para a especialista, é preciso ter uma proposta verdadeira de emporamento que leve em consideração o poder das mulheres como consumidoras. “Não passarão despercebidas as marcas que insistirem em manter um discurso machista e que subestime a influência das mulheres na construção de reputação e performance no mercado”, declara
Enquanto algumas marcas insistem no velho discurso machista, outras entenderam o recado da “primavera das mulheres” e souberam aproveitar bem o assunto em campanhas que repercutiram durante o ano. Confira alguns exemplos abaixo (para saber mais sobre cada campanha, basta clicar no título):
Barbie: “você pode ser o que você quiser”
O fato de ser um assunto recente não faz com o que o empoderamento feminino fique longe das campanhas de marcas tradicionais. Prova disso é a Mattel incentivando meninas a serem o que elas quiserem em uma campanha de um de seus brinquedos mais antigos, a Barbie.
Como “não se mexe em time que está ganhando”, a Always continuou apostando na campanha “Like a Girl”. Em 2015, a marca lançou o filme “Unstoppable”, desta vez com meninas literalmente destruindo estereótipos de gênero.
A marca de cosméticos quem disse, Berenice? resolveu literalmente riscar os “nãos” que a sociedade muitas vezes impõe na vida das mulheres, limitando-as e tentando moldá-las de acordo com padrões.
Outra marca de comésticos que saiu de sua zona de conforto para falar sobre o empoderamento feminino foi a Avon. O reposicionamento global da marca inclui apoio a pesquisas sobre violência de gênero e incentivo a independência da mulher. Para anuncia-lo, a marca lançou a campanha “Beleza que faz sentido”.
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(Adnews 22/12/2015)