segunda, 27 de janeiro de 2025

Natura incentiva mulher a valorizar perfil em campanha institucional

A primeira campanha institucional da Natura com assinatura da Africa estreou no último dia 11 promovendo o conceito que permeará toda a comunicação da marca para o ano: Viva sua beleza viva. O objetivo da ação é ressaltar a beleza em movimento e os vários perfis de brasileiras, considerando a beleza como “milhares” e “imperfeitas” e incentivando a consumidora a valorizar seu perfil.

“Nós temos na essência da marca Natura a crença de que a beleza é um anseio legítimo do ser humano. E é nesse aspecto que a gente volta a se conectar de uma forma forte com a consumidora, para que a beleza dela inspire outras belezas, para que ela não siga padrões e entenda que a beleza não nasce pronta: as pessoas precisam fazer todos os dias essa relação com a beleza. Têm dias que a beleza não aparece e algumas vezes a gente precisa voltar nosso olhar para ela, é uma construção que deve ser feita todo dia. A ideia é trazer essa beleza que está viva, que está em movimento”, destaca Denise Figueiredo, diretora de marca e consumidor da Natura.

Além de filme para TV aberta e fechada, que conta com locução de Arnaldo Antunes e produção da Moscovich, a campanha inclui mídia impressa, ações online, inclusive com influenciadores digitais, e, pela primeira vez, mídia out of home nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. “Estamos com um plano de mídia bem agressivo”, comenta Denise.

“A Natura sempre teve a política de não poluição visual, mas a marca passa a aderir aos relógios e abrigos de ônibus no momento em que observa que isso se tornou um serviço para o cidadão”, justifica. Conhecida por seu posicionamento institucional fortemente atrelado à sustentabilidade, a Natura, nesta campanha, muda o foco, mas sem abrir mão de um compromisso social. “Sustentabilidade é uma opção da marca Natura. Temos uma escolha na forma de ser e agir e ela faz parte do nosso dia a dia. Essa campanha não tem um olhar específico para a sustentabilidade. Mas, se quisermos enxergar a diversidade pela perspectiva sustentável, eu diria que sim: magras, ruivas, cacheadas, lisas, todas essas mulheres estão na campanha para trazer esse estilo mais livre, natural, mais brasileiro”, comenta a executiva.

Esta não é a primeira vez que a Natura fala sobre a valorização da beleza em suas campanhas. A empresa realiza, há décadas, pesquisas com mulheres de todas as idades, para entender a fundo qual a relação de cada uma delas com a beleza. Em 1996, a marca Chronos lançou o manifesto Mulher bonita de verdade, ressaltando que a beleza deve estar liberta de preconceitos e de manipulações, e inovou ao apresentar uma campanha estrelada por “mulheres reais” e não por modelos profissionais. “A natura foi pioneira, por exemplo, nessa discussão da relação da beleza e do tempo, com Chronos. Agora, trazer essa conversa da beleza viva e em movimento é reforçar essa ideia de que a beleza vai mudando”, reforça a executiva.

(Propmark 22/03/2016)

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