segunda, 20 de janeiro de 2025

Marcas vão precisar entender a geração Z nos próximos anos

Dezembro é um mês tradicional de revisões e balanços de fim de ano, mas também é um bom momento para se preparar para os desafios que chegam com o novo ano. Pensando nisso, a Kantar Millward Brown destaca que para 2017 o principal desafio das marcas será entender as necessidades, aspirações e comportamentos da geração Z, também conhecida como pós-millennials ou centennials. Isso significa rever as suas jornadas de compra, dando preferência à modelos mais conectados com o mundo digital, com processos menos incômodos e que também não façam com que essa geração mais jovem queira bloquear anúncios.

Para atingir esse público, que hoje soma mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo, os profissionais de marketing também vão precisar criar um conteúdo criativo, que apele para a imaginação e a emoção desse consumidor centennial, que já representa 27% da população mundial.

Alinhando visões de mundo

As mudanças de comunicação não param por aí: as empresas também precisarão rever as formas como elas demonstram autenticidade e transparência no ambiente digital. Algumas estratégias bem-sucedidas têm sido o investimento em plataformas digitais que permitem que os consumidores participem da criação na experiência com a marca. Os Centennials gostam de se envolver com o processo, testando, desmontando e recriando. Isso vai requerer que as marcas sejam mais abertas, que compartilhem suas histórias, seus valores e seus propósitos, permitindo que os Centennials analisem e avaliem se eles se identificam mesmo com aquela empresa.

Uma vida emocionante e conectada

Uma das sugestões para lidar com essas mudanças requeridas por essa nova geração é tentar migrar da comunicação linear e factual para algo mais digital, que use a imaginação e que traga novas experiências. Uma possibilidade é usar tecnologias como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, formatos imersivos que permitem maior impacto visual. Os Centennials vão responder de forma muito mais intensa a narrativas emotivas e musicais, o que cria novas oportunidades para um formato de criatividade “sensorial”. Para atingir a geração Z, também é preciso lembrar que eles nasceram em um mundo conectado, sem distinção entre online e offline. Eles dificilmente irão se adaptar com essa dicotomia entre real e virtual.

Um novo ano, uma nova geração, novos desafios

Fazer tudo isso acontecer não é tarefa fácil, e pode requerer das marcas anos de foco na estrutura e no gerenciamento de dados que permita gerar uma experiência de marca consistente. Todo novo ano traz também novos desafios, e os Centennials colocam o foco em uma geração de consumidores que é diferente dos seus antecessores, já tendo nascido em um mundo que é mais móvel, enquanto chegam à maioridade em um momento de crise financeira global e exigem algo das marcas que querem ter um espaço nas suas vidas. Entender as nuances da geração Z deve ser uma prioridade dos profissionais de marketing, já que a definição das ferramentas e estratégias de comunicação que alcançará esse público precisará ser delineada nos próximos anos.

Fonte: Kantar Brasil Insights

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