Magazine Luiza testa beacons em suas lojas
Depois de adotar Wi-Fi nas lojas, usar o chatbot Lu no atendimento e adicionar compra no app com retirada na loja física, o Magazine Luiza começa a experimentar beacons em seus estabelecimentos. Em conversa com o Mobile Time, André Fatala, CTO da Luiza Labs, explica que a tecnologia está sendo testada em unidades de São Paulo e na loja 1 da companhia, em Franca. Com os beacons, a ideia do e-commerce é enviar notificações push para o cliente baixar seu app, por exemplo.
No entanto, Fatala explica que a tecnologia ainda tem alguns obstáculos à frente, como o fato de nem todos os usuários manterem o sensor Bluetooth de seus celulares conectados, o que impediria o pareamento com a loja. Para resolver esse problema de “conexão”, a equipe do Luiza Labs trabalha com o pareamento do beacon diretamente por sistema operacional, browser mobile ou até por lâmpada LED que reconhece quando a pessoa abre a tela de seu smartphone.
O uso da tecnologia de beacons nas lojas é visto como proposta de longo prazo para a empresa, ao lado de câmeras que reconhecem os clientes e display eletrônico de preços para alterar os valores em tempo real tanto na loja física como na loja online.
“Não há uma solução que vai funcionar para tudo. Vamos utilizar de todas elas para ter uma eficácia no mundo físico. Tem cliente que não vai conectar no Wi-Fi, tem gente que não vai dar o CPF ao vendedor. Podemos alcançar eles por beacons ou até logar via reconhecimento com lâmpada LED. O importante é a gente entender a necessidade do consumidor e evoluir a cada passo”, disse o executivo durante sua palestra no Fórum E-commerce Brasil 2017.