Fenapro alerta para segurança da informação
A Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) emitiu manifesto semana passada sobre o atual cenário nacional. O texto afirma que “O Brasil vive um dos mais acirrados debates políticos de sua História, e nunca a comunicação teve um papel tão fundamental na divulgação das informações envolvendo os episódios da cena política”.
Em outro trecho, a Fenapro afirma que “em um contexto em que os meios eletrônicos de difusão de informações, e em especial as redes sociais e a internet, tornaram-se parte fundamental do exercício da democracia, também se constata muita informação desencontrada, inverídica e contraditória, o que acirra o debate e cria insegurança quanto ao que deve ser entendido como o caminho do equilíbrio, da justiça e da verdade”. Para a entidade, “este desafio, inerente à atividade da comunicação, está mais acentuado do que nunca.
E os agentes que integram a indústria da comunicação devem contribuir para que esse processo de transição e os debates sejam pautados pela responsabilidade e ética. Todo emissor de uma comunicação deve dar a devida importância ao que comunica e responsabilizar-se pelas consequências”. A Fenapro faz um alerta para o momento em que o país vive, e dispara: “mais do que nunca, é hora de se valorizar a propagação de ideias, mas também de garantir que isso seja feito de forma ética e responsável”. “Nos próximos dias, teremos um importante debate de ideias, do qual depende o futuro do nosso país, no qual o exercício responsável da comunicação terá papel fundamental. Cabe, a cada um de nós, acompanhar esse processo de forma ativa e responsável”.
(Propnark 20/04/2016)