terça, 21 de janeiro de 2025

Centro Cultural FIESP recebe exposição com principais ícones da publicidade

Quando pensamos em ícones da publicidade, como não lembrar daqueles que marcaram as nossas vidas, como o Homem Azul, dos cotonetes Johnson & Johnson; a Galinha Azul, da Maggi; o pneu Michelin; e o Frango, da Sadia? Com o surgimento do cinema, do rádio e da televisão, a comunicação começou a atingir públicos cada vez maiores. Para se destacar em suas mensagens publicitárias, surgiram os símbolos e as imagens, substituindo parte do texto das campanhas publicitárias e trazendo imediata associação do produto com o seu fabricante. Com isso, os ícones mais tradicionais da publicidade brasileira e internacional foram ganhando espaço na memória afetiva das pessoas, atravessando séculos e marcando a vida de todos.

Com a finalidade de resgatar, qualificar e teorizar o que há por trás dos personagens publicitários, o Instituto Cultural ESPM recorreu aos colecionadores Evandro Piccino, publicitário, pesquisador e estudioso, e Giacomo Favretto, fotógrafo, que contam com um acervo de mais de duzentos ícones que retratam boa parte da história do consumo no Brasil e no exterior, para organizar o livro e a exposição “Ícones que Marcam”, que ficará aberta para visitação no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, entre os dias 17 de novembro e 11 de dezembro, com entrada franca.

A exposição “Ícones que Marcam” contará com diferentes ambientes, separadas por categorias justamente para facilitar a compreensão do visitante. O tempo foi um dos critérios utilizados para orientar a organização, que ficou dividida em cinco núcleos: Ícones Clássicos Nacionais e Globais – estão ativos no mercado e/ou presentes na memória afetiva das pessoas; Ícones Atuais – apesar de ativos no mercado, ainda não poderiam ser eleitos para um imaginário ‘Hall da Fama’; e Ícones Clássicos Internacionais – não vieram ao Brasil, mas são, até hoje, reconhecidamente famosos em seus países de origem dada a sua importante contribuição para a publicidade.

Para Geraldo Alonso Filho, diretor do Instituto Cultural ESPM, apesar de ter apenas quinhentos anos, o Brasil é rico em histórias, porém, o acervo que as conta ainda é muito pequeno. “O pouco que temos, via de regra, não é bem mantido. ‘Ícones que Marcam’ valoriza a importância desse valioso instrumento de marketing, nem sempre compreendido pelos profissionais da área”.

A exposição e a publicação do livro “Ícones que Marcam” contam com o patrocínio do Bradesco, através da lei Rouanet, que tem reconhecida participação na história dos ícones da publicidade brasileira, com os lançamentos do Chip, da Turminha Prev Jovem Bradesco e do robô Link 237.

“Ícones que Marcam” sucede a outras obras inéditas do Instituto Cultural ESPM, como Partituras Publicitárias, Antes do Rádio e Annuncios do Almanak de Laemmert: 1919, 1923, 1924, lançados em 2013 e 2014, respectivamente, coerentes com a crença da Escola de que há história em seu futuro.

Serviço
Exposição: Ícones que Marcam
Local: Centro Cultural Fiesp – Espaço Fiesp (Avenida Paulista, 1313 | Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Período: de 17 de novembro a 11 de dezembro
Horário: diariamente das 10h às 20h, com entrada permitida até 19h40
Mais informações: (11) 3549-4499

Fonte: O ABC da Comunicação

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10