ABAP apresenta estudo 'As mídias de massa e a força das marcas'
Aconteceu no dia 27 de outubro o EBAP 2015 (Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade). Durante o evento, a ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade – apresentou os principais resultados do estudo “As mídias de massa e a força das marcas” realizado, por encomenda da entidade, pelo Grupo Consultores.
Segundo o grupo, o objetivo do estudo foi analisar a tradicional crença da publicidade de que há uma grande correlação entre volume de investimento publicitário, a qualidade desse investimento e os resultados em termos de geração de negócios e a força das marcas.
Foi feita uma análise do levantamento dos investimentos em mídia dos principais anunciantes em dois rankings sobre o valor de marcas no Brasil e um estudo sobre as marcas e campanhas mais admiradas.
O registro dos investimentos em mídia utilizados pelos anunciantes foi feito por meio do serviço Ibope Monitor, do Kantar Ibope Media. Os dois rankings empregados os da Interbrand e o da BrandZ, estudo feito pela Milward Brown, ambos referentes apenas a marcas de empresas com sede no Brasil.
O ranking de recall utilizado foi o Top of Mind, da Folha de S. Paulo, feito pelo DataFolha. Além desses estudos, foram utilizados dois outros do próprio Grupo Consultores: as pesquisas – feitas com dirigentes de marketing (clientes) no último agencyScope – sobre as Empresas mais Admiradas e as Campanhas mais Destacadas (aquelas que os clientes mais gostaram, dos últimos dois anos).
O principal resultado do trabalho foi a efetiva comprovação da alta correlação entre o volume e a qualidade dos investimentos em publicidade e a força das marcas, que resulta em maior lembrança, notoriedade, reputação e valor financeiro para elas.
As conclusões específicas do estudo As mídias de massa e a força das marcas, apresentadas no EBAP por Graziela Di Giorgi, diretora do Grupo Consultores no Brasil, são as seguintes:
– Consistência é a palavra de ordem. Investir com frequência é fundamental para se diferenciar de forma sustentável e permanente no mercado.
– Para ser lembrado é preciso ser grande (anunciante), mas não basta ser grande para ser lembrado.
– No Brasil, mídia tradicional ainda é sinônimo de presença e exposição para a conquista de familiaridade e notoriedade de marca.
– Para ter preferência, é preciso ir além da comunicação, provocando experiências autênticas e relevantes, que comprovem o que se diz, na prática.
Um completo relatório sobre o estudo será concluído e distribuído em formato de white paper, ainda em 2015, para empresas anunciantes, veículos e agências.
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(Adnews 28/10/2015)