Veículos Mais Admirados estreia nova metodologia
Após 15 anos e consolidada como uma das principais referências para avaliação do prestígio de marcas da mídia brasileira junto ao mercado publicitário, a pesquisa Veículos Mais Admirados, realizada pela TroianoBranding para Meio & Mensagem, divulga sua 16ª edição, totalmente reformulada.
A mudança mais visível é que os veículos não foram avaliados divididos por meio de comunicação, mas sim agrupados em duas grandes áreas: uma que considera as empresas que têm foco principal na produção de conteúdo (captação, edição, curadoria, publicação e distribuição de material jornalístico ou de entretenimento) e outra com as que são essencialmente plataformas de mídia (distribuidores de conteúdo, mas sem core business na sua produção).
Assim, pela primeira vez, é possível comparar, por exemplo, o desempenho de uma emissora de TV aberta com um canal de TV por assinatura. “Antigamente, cada veículo só podia se olhar dentro do seu universo, mas, cada vez mais, todos disputam verbas com todos, incluindo os atuantes em outras mídias. E muitas empresas hoje em dia são multiplataformas, portanto, as variáveis que determinam a sua reputação extrapolam o meio para o qual originalmente foram criadas.
A nova metodologia continua permitindo o olhar específico para cada mídia, mas acrescenta a possibilidade de comparação em dois grandes grupos, entre todos os produtores de conteúdo e entre todas as plataformas de mídia”, salienta Marcelo de Salles Gomes, vice-presidente executivo do Grupo Meio & Mensagem. Com isso, aplica-se à pesquisa Veículos Mais Admirados a divisão entre essas duas áreas já usada nos últimos anos em outros produtos e eventos da casa, como o Prêmio Caboré.
Líderes históricos
“Estamos inaugurando uma nova fase na história deste projeto, que chega ao seu 16o ano consecutivo. Com o novo agrupamento, nos alinhamos com a visão de que hoje no mercado de mídia conteúdos e plataformas diferentes concorrem entre si”, reforça Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding, responsável pelo planejamento e análise da pesquisa, realizada via internet com coleta de dados da Qualibest, entre os dias 13 de janeiro e 12 de fevereiro.
Embora Troiano alerte que a mudança não permita uma comparação direta com as edições anteriores, ele lembra que os veículos mais bem avaliados são praticamente os mesmos líderes da pesquisa anterior. São os casos de Globo (TV aberta), CBN (Rádio), Veja (Revista), Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo (Jornal), e do Google (Internet), agora na lista de plataformas de mídia.
Na TV por assinatura, os três primeiros degraus do ranking foram mantidos por canais da Globosat, mas com a GloboNews assumindo a dianteira (foi a segunda no ano passado), seguida por SporTV (terceira no levantamento anterior) e GNT (primeira no ranking passado). “Isso mostra que eles são bons não só dentro do meio no qual atuam, mas também no geral”, frisa Troiano. Considerando a série histórica dos 15 levantamentos anteriores, Globo, Veja e CBN foram os veículos líderes em seus respectivos meios desde o início da pesquisa no ano 2000.
Entre os jornais, o Estado de S.Paulo ficou em primeiro lugar 12 vezes e nas outras três foi superado pelo concorrente Folha de S.Paulo. Na TV por assinatura, o canal GNT só havia perdido a liderança para a GloboNews em 2009. Amostra madura Troiano também observa que houve uma alteração importante na amostra pesquisada. “Até o ano passado, cerca de mil profissionais de diversos níveis respondiam a pesquisa. Nesta edição, nos concentramos em 320 respondentes de níveis hierárquicos mais altos, predominantemente atuantes na direção de agências e anunciantes. Trata-se de uma amostra mais madura. Também deixamos de ouvir os profissionais atuantes em veículos, que até o ano passado podiam participar, desde que não respondessem sobre o meio no qual atuavam”, detalha Troiano.
A pesquisa avaliou 60 produtores de conteúdo, em sete atributos (Conteúdo, Influência, Engajamento, Credibilidade, Inovação, Eficácia e Estrutura Comercial); e 30 plataformas de mídia, em seis atributos (Formato Comercial, Inovação, Engajamento, Eficácia, Reputação e Estrutura Comercial). Além do Índice de Prestígio de Marca (IPM) que mescla todos eles, a nova metodologia irá permitir saber quais são os líderes em cada um desses atributos. Essa informação será divulgada no Especial Veículos Mais Admirados, que irá circular no dia 25 de abril. Outra novidade desta edição especial será a publicação de um ranking com a avaliação da qualidade do atendimento das equipes e os principais.