Os destaques do SXSW
Sandra Zanetti, diretora de assuntos técnicos e institucionais, participou esta semana do SXSW, que aconteceu entre 13 e 17 de março, em Austin, no Texas. Veja, abaixo, suas considerações sobre o evento:
Foram cerca de 800 palestras, a maioria dedicada à interatividade. Em sua 22ª. edição, o evento conseguiu colocar em destaque ideias futuristas, em dezenas de apresentacões e paineis com algumas das mentes mais brilhantes em tecnologia emergente. O evento tornou-se um lugar privilegiado para pré-visualizar a tecnologia de amanhã hoje. O que se viu foram experiências inovadoras e inesquecíveis, com certeza.
Destaque também para o Trade Show, com estandes de grandes empresas como Philips, 3M e a própria NASA, que apresentou sua máquina de impressão em 3D, até pequenas empresas incubadoras de produtos e serviços inovadores.
“A curious mind: inspiration for a creative life”
A curiosidade move o mundo e uma atitude curiosa pode transformar a sua vida pessoal e profissional, e levar a avanços criativos. Isto dito por Brian Grazer, o produtor vencedor do Oscar por “Uma Mente Brilhante”, “Apollo 13” e “Splash”. Os seus filmes e programas de TV foram nomeados para quarenta e três Oscars e 131 Emmys. Em 2007, ele foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do tempo do mundo.
Forget screens: immersive content lives everywhere
O browser e a telas estão ficando obsoletas. Os criativos estão buscando novas maneiras de envolver o público. Inovações em design visual e tecnologia permitem agora que prédios inteiros tornem-se telas multi-dimensionais e multidões podem controlar instalações de vídeo gigantes com seus celulares. Assim os dados e softwares são repensados em novos processos criativos, como mapeamento de projeção, sensores, robótica, fluxos de dados e engnharia. O projeto foi apresentado por Chad Hutson, co-fundador e produtor executivo do Leviathan, um estúdio criativo que produz conteúdo animado e instalações imersivas para marcas, agências e artistas de todo o mundo.
The frontiers of computational thinking
A partir de novas ferramentas revolucionárias para o desenvolvimento de softwares, para novas abordagens para a educação e insights sobre o futuro da condição humana computacional. Ideias de Stephen Wolfram cientista, tecnólogo e empreendedor, que dedicou sua carreira ao desenvolvimento e aplicação de pensamento computacional.
How innovation happens
Com um salão lotado (com mais de mil pessoas no auditório), esse painel abordou a questão de como a inovação acontece. A inovação é a máxima da era digital e os painelistas debateram como é que grandes ideias tornam-se em tecnologias que transformam negócios, governos e cultura. As iniciativas foram detalhadas por Walter Isaacson, biógrafo; Megan Smith, Diretora de Tecnologia dos Estados Unidos; e Eric Schmidt, presidente executivo do Google.