sábado, 14 de fevereiro de 2026

A Fiat criou a primeira produtora dentro em uma picape

Com produção executiva de Fernando Meirelles e finalização da O2 Filmes, os cineastas brasileiros Quico Meirelles e Paulinho Caruso e o argentino Sebastián Borensztein (de Um Conto Chinês) produziram curtas-metragens para a Toro Filmes, a “primeira produtora montada em uma picape”. A ação faz parte da campanha da Fiat de lançamento do Toro 2018. Criado pela Leo Burnett Tailor Made, o trabalho de comunicação traz o conceito “Brutalmente Lindo”, que traduz a junção da “robustez e potência de uma picape com o conforto e a elegância de um SUV”.

“Escolhemos a linguagem cinematográfica que além de remeter beleza e poder, também conta histórias de vida. E para isso, ninguém melhor que o cineasta Fernando Meirelles, diretor executivo da Toro Filmes. Nossa estratégia foi criar uma campanha mainstream que englobasse os diferentes olhares contemporâneos”, afirma João Batista Ciaco, Head de Brand Marketing Communication do grupo FCA.

A “sede móvel” da Toro Filmes transportou os cineastas das grandes cidades em que costumam trabalhar para o campo, que será o cenário dos curtas-metragens. “É um projeto digital e de conteúdo que extrapola todas as fronteiras”, conta Tomas Correa, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made.

A campanha originou os curtas “Espresso”, “Star Goat – O ruminante das galáxias” e “La venganza de Mamá Drone”, que podem ser vistos na torofilmes.com.br e no brand chanel da Fiat.  “O processo de rodar o filme foi bem diferente do que estamos acostumados. Por termos uma equipe super reduzida, para todos irem dentro de uma Toro, para conseguir um resultado forte dramaticamente e natural, procuramos achar uma estética bem particular que nos ajudasse a contar a história de pontos de vista menos usuais”, diz Quico Meirelles.

Dois filmes de produto dos curtas “Espresso”, de Quico Meirelles e Star Goat” – O ruminante das galáxias”, de Paulinho Caruso já podem ser vistos em uma sequência de 30”, em formato de spin- off, na TV fechada e no brand Chanel.

“Foi com certeza um dos projetos mais legais e divertidos que eu fiz na publicidade desde que eu comecei, até por essa relação ambígua que esse projeto tem com a publicidade. É muito mais um patrocínio da Fiat em um projeto de ficção. Tivemos uma liberdade muito grande de criar roteiros. Um brand content muito bem realizado”, afirma Paulo Caruso.

Fonte: Adnews

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10