domingo, 12 de janeiro de 2025

Em parceria com o Governo, Google lança serviço de Avisos Públicos no Brasil

inundação

Frequentemente, a vida de milhões de brasileiros é afetada por tempestades, alagamentos, geadas e outros fenômenos meteorológicos. Em situações de crise, é crucial localizar informações sobre como lidar com essas emergências de forma rápida e efetiva.

É por essa razão que o Google está lançando hoje, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o serviço de Avisos Públicos, uma plataforma online que informa a população sobre a ocorrência de eventos meteorológicos utilizando o Google Now, o Google Maps e a página da Busca.

O Google Avisos Públicos é resultado de uma bem-sucedida parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ligado ao Ministério da Integração Nacional. Esses órgãos são os responsáveis por enviar para o Google as mensagens de emergência oficiais que aparecem nos alertas, como chuvas intensas, baixa umidade, alagamentos, inundações, tempestades e declínio de temperatura, tal como as definições sobre os eventos. Cabe ao Google processar os avisos e os deixar disponíveis para os usuários nos canais apropriados quando relevante. Os alertas exibidos dependerão da localização, da gravidade do desastre e do tipo de consulta feita na busca. Todos os alertas ativos também pode ser acessados na página de Avisos Públicos do Google.

“Acreditamos que o serviço de Alertas Públicos ajudará os brasileiros a se prepararem melhor para situações sensíveis ao trazer as informações valiosas do INMET e do CENAD para ferramentas online que já fazem parte do dia a dia deles”, diz Juliana Dib Rezende, gerente de parcerias do Google Brasil.

O Avisos Públicos do Google é um projeto da equipe Google Apoio em Emergências, da Google.org, e que usa os recursos do Google em informação e tecnologia para criar produtos e defender políticas voltadas para os desafios globais. Com o Brasil, o serviço Google de Avisos Públicos já está disponível num total de 12 países (Austrália, Canadá, Colômbia, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan e Estados Unidos). O primeiro país a receber a ferramenta foram os Estados Unidos, em 2012.

Fonte: Adnews – 22/7/2016

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