Brasil soma 86 Leões: 9 Ouros, 22 Pratas e 55 Bronzes
Divulgados resultados de 18 dos 23 júris do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, as agências brasileiras somam 86 Leões, sendo 9 Ouros, 22 Pratas e 55 Bronzes. No ano passado, foram 108 prêmios para o País. A agência brasileira mais premiada até o momento é a AlmapBBDO, seguida por J. Walter Thompson e Y&R (veja ranking completo abaixo).
Nesta quarta-feira, 22, foram divulgados os resultados de Cyber, Mobile, Media, Innovation e Creative Data. Em Cyber, o júri concedeu 9 Leões ao Brasil: 1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes. O Ouro foi para o projeto “Magic Words”, da AlmapBBDO para HP. O resultado foi melhor que o do ano passado (1 Ouro, 2 Pratas e 4 Bronzes).
Melhorou também a performance em Mobile. Depois de não conquistar nenhum prêmio em 2015, o Brasil somou 4 Pratas e 4 Bronzes.
A área de Media, deu mais um Leão de Ouro ao Brasil, pelo projeto “Músicas da violência”, da FCB para o Estadão. O País teve ainda 5 Bronzes. A performance é melhor que a do ano passado (1 Prata e 3 Bronzes).
Em Criative Data, depois de conquistar um Bronze em 2015, o Brasil somou 4 Bronzes neste ano. Os melhores desempenhos do País se deram em Outdoor e Print & Publishing. Em Outdoor, o Brasil ganhou 18 Leões: 1 Ouro, 3 Pratas e 14 Bronzes, sendo que o Ouro e todas as Pratas foram para a AlmapBBDO. No ano passado, o resultado foi melhor para o País: 22 Leões (2 Ouros, 9 Pratas e 11 Bronzes).
Em Print & Publishing foram 4 Ouros, 4 Pratas e 6 Bronzes. Destaque para a Y&R, com 2 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes. No ano passado, quando ainda se chamava Press, deu 11 Leões ao Brasil (1 Ouro, 1 Prata e 9 Bronze).
A área de Design deu 1 Prata e 6 Bronzes ao Brasil neste ano, resultado semelhante ao de 2015 (3 Pratas e 4 Bronzes). Em PR, as agências brasileiras conquistaram 1 Leão de Ouro e 2 de Bronze (melhora em relação a 1 Prata e 1 Bronze do ano passado).
Já no Lions Health, a performance do País foi bem pior em 2016, com 1 Ouro, 2 Prata e 1 Bronze, na área de Pharma, e apenas 1 Prata em Health & Wellness. No ano passado, as duas somadas deram ao Brasil 16 Leões (1 Bronze na primeira; e 5 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes, na segunda).
Queda também em Promo & Activation, onde o Brasil conseguiu 2 Pratas e 1 Bronze (em 2015 foram 3 Ouros, 4 Pratas e 5 Bronzes).
Em Radio, a performance foi exatamente igual à do ano passado: 1 Prata e 3 Bronzes.
Na estreante área de Digital Craft, a AlmapBBDO conquistou uma Prata.
Em Direct, o País conquistou 4 Bronzes, resultado semelhante ao do ano passado, quando ganhou 1 Ouro e 2 Bronzes.
E em Innovation, Glass Lions, Creative Effectiveness e Product Design nenhum case brasileiro foi premiado.
Confira todos os ganhadores brasileiros e os Grand Prix na área Leões aqui.
Fonte: Meio&Mensagem – 22/06/2016