ABA promove cerimônia de posse para Diretoria e Conselho do Biênio 2016-2018
Nesta quarta-feira, dia 13 de abril, a ABA promove a cerimônia de posse da diretoria e conselho para o biênio 2016-2018, na ESPM, em São Paulo. Juliana Nunes, VP de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance da Brasil Kirin, assume como presidente da entidade e João Campos, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, como presidente do Conselho Superior da Associação.
Sandra Martinelli, Presidente Executiva, abriu o evento dando boas-vindas aos presentes e a todos os novos membros da diretoria e conselho. Em seguida passou a palavra a João Campos. “Hoje celebramos aqui a posse dos executivos das empresas associadas à ABA. Passo então de Presidente da ABA, na gestão 2014-2016, para presidente do Conselho Superior da entidade na nova gestão. Registro a minha alegria em entregar a Presidência da ABA para Juliana Nunes e compartilho com vocês a minha satisfação frente a este cargo nesses dois últimos anos”, iniciou João.
“Começo minha gestão com uma grande responsabilidade e desafio: melhorar o que já está excelente. Ou no mínimo, continuar o ótimo trabalho realizado pela gestão anterior. Por outro lado, tenho a sorte de contar com uma equipe muito bem estruturada e eficiente na ABA, além dos associados e parceiros que fazem esta associação ter visibilidade e resultados tão relevantes. Terei também ao meu lado nesses próximos dois anos, uma diretoria comprometida e coesa. Estamos todos bem animados para começar. E quem conhece a ABA, acompanha suas atividades, sabe o porquê deste entusiasmo”, enfatizou Juliana.
Juliana Nunes é a primeira mulher a presidir a associação nos seus mais de 50 anos de história e já faz parte do dia a dia da entidade tanto na diretoria como no Conselho. Também foi Presidente do Comitê de Relações Governamentais. A chegada de uma mulher à presidência da ABA reflete uma tendência muito discutida no mercado: o ‘empoderamento’ feminino. A ABA é um exemplo de instituição em que o equilíbrio se faz cada vez mais presente: hoje são mais de 15 mulheres no Conselho superior e Diretoria nacional, além de seis na diretoria do capítulo Rio, representando no total quase 50% do quadro.
Nos dois últimos anos, a ABA passou por uma série de mudanças desde o novo caráter dinâmico dos comitês, a criação do Grupo de Líderes e também de novos canais de comunicação com associados e uma nova sede administrativa. Mas o ponto forte foi a valorização do marketing como agente transformador dentro das empresas. “Acredito que o conceito de transformação atingiu todas as áreas de nossa atuação. Prova disso é nossa mais recente iniciativa, a ABAcademy. Nossa ideia é estabelecer parcerias com as principais universidades para a promover cursos nas áreas de Comunicação e Marketing. E é exatamente por esta razão que estamos aqui hoje. Para 2016, fechamos uma parceria com a pós graduação da ESPM, abrangendo as unidades de São Paulo, Rio e Porto Alegre. Agradecemos ao Prof. Licinio Motta, diretor da pós-gradução da ESPM, e ao Presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado, que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade”, conta Campos.
O perfil inquieto da gestão do João Campos é partilhado por Juliana, que já adianta que um novo projeto da ABA deve, por exemplo, buscar ‘respostas’ para a nova geração Millenium, em um comitê voltado para inovação. “Será o nosso 10º comitê e terá como espelho esses jovens, que são conectados 24 horas por dia, e tem na internet sua principal plataforma de comunicação. Assim como, o novo padrão de comportamento do público de melhor idade. Acredito que este comitê irá agregar importantes diferenciais ao conteúdo de nossas atividades”, explica Juliana.
A ABA elegeu, além da presidência, outros cargos de liderança que compõem a Diretoria Nacional e Conselho Superior. A partir deste ano, como 1º Vice-Presidente está Sérgio Pompílio, VP Jurídico e de Assuntos Corporativos da Johnson & Johnson. Entre os Vice-Presidentes estão Afonso Champi, Diretor de Assuntos Corporativos – Brasil e Conosur da Ferrero; Antonio Totaro, Diretor de Associações da Ambev; Daniel Aguado, Gerente de Comunicação e Marca da TAM; Nelcina Tropardi, Diretora Legal para PUB (Paraguai, Uruguai e Brasil) da Diageo; Newman Debs, Vice-Presidente Jurídico da Unilever; e Poliana Sousa, Diretora de Marketing da P&G.
Também foram eleitos representantes de outras empresas: Banco do Brasil, BRF, Cargill, Carrefour,
Coca-Cola, Danone, Fiat, JBS, L’Oréal, Mars Brasil, Mastercard, McDonald´s, Mondelez, Natura, Nestlé, O Boticário, Oi, Petrobrás, SECOM-PR, Souza Cruz e Walmart.
Abaixo a lista completa dos eleitos:
ABA – Gestão 2016-2018
DIRETORIA E CONSELHO ABA BIÊNIO 2014-2016 | |||
DIRETORIA NACIONAL | CARGO ABA | EMPRESA | CARGO NA EMPRESA |
Juliana Nunes | Presidente | Brasil Kirin | VP Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance |
Sérgio Pompílio | 1º VP | Johnson & Johnson | VP Jurídico e Assuntos Corporativos |
Afonso Champi | VP | Ferrero | Diretor de Assuntos Corporativos – Brasil e Conosur |
Antonio Totaro | VP | Ambev | Diretor de Associações |
Daniel Aguado | VP | TAM | Gerente de Comunicação e Marca |
Nelcina Tropardi | VP | Diageo | Legal Director for PUB – Paraguay, Uruguay e Brasil |
Newman Debs | VP | Unilever | Vice-Presidente Jurídico |
Poliana Sousa | VP | P&G | Diretora de Marketing |
Adriana Muratore | Diretora | Walmart | Vice-Presidente de Marketing |
Denise Figueiredo | Diretora | Natura | Diretora de Marca e Consumidor |
Fabiola de Paula | Diretora | JBS | Diretora de Marketing – Industrializados e Suínos |
Fabio Letieri | Diretor | Nestlé | Gerente de Public Affairs |
Fernando Bomfiglio | Diretor | Souza Cruz | Diretor de Relações Institucionais |
Fernando Calia | Diretor | PepsiCo | Vice-Presidente Jurídico e Assuntos Governamentais |
Glaucia Gomes | Diretora | Brasil Kirin | Diretora de Marketing Alcoólicos |
Grazielle Parenti | Diretora | Mondelez | Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais |
Maria Lucia Antonio | Diretora | Fiat | Diretora de Publicidade |
Silvana Balbo | Diretora | Carrefour | Diretora de Marketing |
Valeria Militelli | Diretora | Cargill | Vice-Presidente de Assuntos Corporativos |
Wilson Mello | Diretor | Danone | Secretário Geral |
CONSELHO SUPERIOR | CARGO ABA | EMPRESA | CARGO NA EMPRESA |
João Campos | Presidente | PepsiCo | Presidente |
Alexandre Bouza | Conselheiro | O Boticário | Diretor de Marketing |
Alessandro Godinho | Conselheiro | SECOM-PR | Secretário de Comunicação Integrada |
Beatriz Galloni | Conselheira | Mastercard | Vice-Presidente de Marketing – Brasil e Cone Sul |
Claudia Lorenzo | Conselheira | Coca-Cola | Vice-Presidente de Relações Corporativas |
Gabriela Onofre | Conselheira | Johnson & Johnson | Diretora Global de Marketing |
João Branco | Conselheiro | McDonald´s | Diretor de Marketing |
João Ciaco | Conselheiro | Fiat | Head de Brand Marketing Communication |
Luis Aniceto | Conselheiro | Banco do Brasil | Diretor da Estratégia da Marca |
Luís Nery | Conselheiro | Petrobrás | Gerente de Publicidade e Promoções |
Maria Elena Lioi | Conselheira | BRF | Gerente Executiva de Mídia Integrada |
Paula Costa | Conselheira | L’Oréal | Chief Marketing Officer and Luxe Division General Manager |
Rodrigo Tedesco | Conselheiro | Mars Brasil | Corporate Affairs Director |
PRESIDENTES REGIONAIS | CAPÍTULO | CARGO NA ABA | CARGO NA EMPRESA |
Eric Albanese | Rio de Janeiro | Presidente | Diretor de Comunicação e Marca da OI |