quinta, 09 de janeiro de 2025

Novas lideranças nos comitês da ABA

Três comitês da ABA iniciaram os trabalhos em 2015 com novidades na liderança dos grupos. Sustentabilidade e Inteligência de Mercado passam a contar com novos presidentes. Veja mais detalhes abaixo.

Cristiane Lopes, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo é a nova presidente do Comitê de Sustentabilidade da ABA. Este Comitê existe desde 2006 e seu primeiro presidente foi Percival Caropreso, sucedido por Renata Macedo e Ligia Camargo.

Este Comitê também tem uma nova VP: Tatiana Trevisan, gerente de sustentabilidade do Walmart.

A missão desse grupo é “inspirar, esclarecer e promover conteúdos para que o conhecimento e as iniciativas em sustentabilidade sejam ferramentas para as empresas trabalharem com o marketing para transformar”.

O objetivo é fazer com que sustentabilidade, tratada de modo transversal, seja mais do que apenas uma tarefa, mas sim uma maneira de promover resultados.

Houve mudanças, também, na liderança do Comitê de Inteligência de Mercado. Fernanda Scozzafave (Diretora Executiva de Inteligência de Mercado e Insights da Avon), até então VP, assumiu a presidência, no lugar de Richardson Nelson.

Outra novidade na liderança desse grupo foi a nomeação de Carolina Silvestre, Head of Analytics & Insights da Pernod Ricard, como VP – vai atuar ao lado de Suzana Pamplona, Diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Johnson & Johnson.

O Comitê de Inteligência de Mercado da ABA foi criado em 1981 (então como Comitê de Pesquisa) e seu primeiro presidente foi Eliezer Grimberg. Na sequência, o grupo foi liderado por Luis Antonio Amarante, Álvaro Bandarra Filho, Walquiria Dias, Cássia Piazza, Guilherme Caldas, Marcos Carvalho e Richardson Nelson.

O objetivo desse grupo é promover a valorização e a melhoria da qualidade da pesquisa em todas as suas áreas, a partir da geração de ideias e troca de experiências que resultem no melhor uso dessa ferramenta pelas empresas.

No Comitê Jurídico, a novidade é a chegada de Ana Carolina Pescarmona, Gerente Jurídica da RB, que aceitou o convite para atuar como VP, junto com Larissa Moré, Gerente Jurídica da Danone.

O Comitê Jurídico da ABA, presidido atualmente por Nelcina Tropardi, Legal Director da Diageo, é o mais antigo da entidade; existe desde 1986. Sua primeira Presidente foi Mariângela Vassalo, sendo sucedida por Newman Debs, Neusa Marchi, Cecilia Veloso, Paulo Henrique Montenegro e Marisa D´Alessandri.

Este Comitê dá suporte jurídico aos demais grupos da ABA e tem como missão discutir e procurar soluções para as iniciativas que ameaçam a liberdade da comunicação comercial. Atua também na elaboração de pareceres e contratos para facilitar o relacionamento das associadas com suas agências e demais fornecedores que compõem a cadeia do marketing.

Saiba mais sobre as novas lideranças dos Comitês da ABA:

Cris_Lopes2-okCristiane Lopes é advogada com Pós-Graduação em Direito Contratual e MBA em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica –PUC/SP. Tem 18 anos de experiência em grandes organizações do segundo e terceiro setor da economia brasileira, tais como: Nielsen Company, GRAACC e AACD, na área de investimento social privado e sustentabilidade. Cristiane iniciou na PepsiCo Brasil em dezembro de 2013 como Gerente de Cidadania Corporativa Brasil. É responsável pelo Investimento Social Privado da companhia buscando maior alinhamento entre os projetos apoiados e as estratégias de negócio.

 

 


Fernanda_Scozzafave_Inteligência de Mercado

Fernanda Scozzafave tem 15 anos de experiência na área de inteligência de mercado e pesquisa de marketing,
sendo dois anos na Danone Brasil e doze anos na Unilever, empresa na qual gerenciou diversas categorias (higiene, beleza e alimentos) e diferentes escopos – local, regional e global – destaque, no caso deste último, para os três anos e meio de experiência em Xangai, China, quando liderou a área de consumer insights na região. Na Avon desde janeiro de 2014, é responsável por liderar a área de inteligência, pesquisa de mercado e competitors para o Brasil e América Latina.

 

 

CaCarolina_Silvestre-okrolina Silvestre é Head of Analytics & Insights da Pernod Ricard. Na empresa há desde janeiro de 2014, responde diretamente ao diretor de marketing da companhia, gerenciando as três áreas: analytics, insights e social listening, garantindo que os planos estejam devidamente alinhados. Carolina é formada em Relações Públicas pela FAAP e pós-graduada pela FGV. Antes Pernod Ricard atuou na Mondelēz International, Diageo, Unilever, LatinPanel, Espiralcom e H. Stern.

 

 

 

 

Ana Carolina Pescarmona é Gerente Jurídica da RB, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com especialização em Direito da Empresa pelAna_Carolina_Pescarmona_Jurídicoa PUC/COGEAE, e também “Fusões e Aquisições” e “Compliance” pelo Insper e Pós-graduação em Direito de Propriedade Intelectual pela GVLaw/SP. Experiência em diversas empresas de bens de consumo entre as quais Avon, Bombril, J&J entre outras.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10