domingo, 14 de dezembro de 2025

Profissionais de Marketing finalistas do Caboré falam sobre o futuro do setor

O Portal ABA conversou com os três finalistas indicados na categoria “Profissionais de Marketing”, da 38ª edição do Prêmio Caboré. A premiação realizada pelo Meio & Mensagem é considerada uma das mais importantes da comunicação brasileira e terá seus vencedores revelados no dia 4 de dezembro. Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing da Natura, Jeronimo Santos, diretor de Varejo e Marketing da Ipiranga, e Paula Lindenberg, vice-presidente de Marketing da AMBEV toparam um jogo rápido feito de forma exclusiva. Conheça a seguir a opinião de cada um deles sobre o momento atual da comunicação e marketing, bem como revelam suas visões para o futuro da atividade:

Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing da Natura

“Sabemos que nossos desafios como humanidade só serão superados pela adoção coletiva de novas formas de viver. Há o entendimento crescente de que somos responsáveis pelos impactos que produzimos. Soma-se a isto o avanço tecnológico que amplifica exponencialmente o acesso ao conhecimento, à produção e distribuição de conteúdo e à possibilidade de comunicação entre as pessoas. Por fim, a ideia de transformação total da sociedade a partir da integração absoluta de máquinas inteligentes no tecido social delineia um futuro próximo de verdadeira ficção científica. A comunicação e o marketing só têm um caminho: acompanhar essa evolução. Criar e viabilizar a circulação fluída de ideias, conceitos e serviços para todos aqueles que têm interesse potencial nos mesmos. Traduzir essas ideias em propostas de valor que estão alinhadas a valores éticos e de transparência. Criar valor genuíno para o mundo. Quanto antes entendermos isso, melhor. Porque o futuro já chegou”.

Jeronimo Santos, diretor de Varejo e Marketing da Ipiranga

“Aqui na Ipiranga, estamos sempre atentos ao mercado, buscando oferecer soluções presentes na vida das pessoas que se deslocam de um lugar para outro. Queremos entregar para elas muito mais do que produtos e serviços. Queremos levar experiências que surpreendam. Atuar no Marketing significa pensar o tempo todo nas pessoas que se relacionam com a nossa marca e assim nos aproximarmos delas. Significa simplificar, encantar, inovar e, cada vez mais, personalizar. E isso está se tornando mais forte e será a realidade no futuro. As marcas terão sucesso na medida em que desempenham um papel importante na vida das pessoas. A inteligência de mídia, as plataformas digitais, a integração de sistemas e a tecnologia por trás disso tudo transformarão a forma como vemos a comunicação e o marketing hoje. É por isso que na Ipiranga, estamos investindo fortemente na digitalização e já trabalhando no presente novas conexões que possam nos levar ao indivíduo e a cada um que se relaciona conosco de forma singular”.

Paula Lindenberg, vice-presidente de Marketing da Ambev

“Acredito que boa comunicação é aquela que não interrompe; ao contrário, capta a atenção e é relevante o suficiente para que as pessoas queiram dividir ou conversar sobre ela. Pode arrepiar, fazer rir ou chorar. Não importa, desde que alguma emoção desperte. Acredito em marcas mais humanas, transparentes, que respeitam o consumidor a ponto de assumir erros e demonstrar que estão dispostas a evoluir. Acho que ter ponto de vista e contribuir para uma sociedade melhor é importante e será cada vez mais um determinante de preferência entre produtos com entregas funcionais semelhantes. Além de tudo isso, rapidez também será cada vez mais essencial. As  marcas têm que interagir com consumidores assim como amigos conversam por WhatsApp. Nada fácil, mas no meu ponto de vista extremamente estimulante”.

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10