GUIA DA ABA TRAZ BOAS PRÁTICAS DA TRANSFORMAÇÃO CULTURAL NAS EMPRESAS
São Paulo, novembro de 2019 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – acaba de tirar do papel mais uma entrega que visa informar e dar norte para anunciantes e mercado como um todo: o Guia ABA de Boas Práticas da Transformação Cultural nas Organizações. As melhores práticas trazidas pelo manual são resultado de análises sobre a cultura colaborativa, fator humano e valores de uma empresa, assim como aplicações práticas essenciais para a transformação cultural nas organizações.
O Guia ABA de Boas Práticas da Transformação Cultural nas Organizações é uma entrega do Comitê de Comunicação da ABA, presidido por Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo. A associação contou com a parceria da United Minds, que há duas décadas estuda o tema.
As boas práticas sugeridas no guia vão ao encontro da inquietude provocada por um mundo em transformação e com consumidores ainda mais exigentes. Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA, reforça que “falar de transformação parece não ser mais novidade. Porém quanto nossos times estão de fato preparados e adaptados para atuar neste ecossistema em que a flexibilidade já não é mais uma opção e sim um requisito para sobrevivência? Sabemos que ainda há espaço para a inspiração e conhecimento neste sentido e para a aproximação significativa entre marcas e consumidores. Este conceito é completamente alinhado ao propósito da ABA de “Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade.”
Regina Teixeira, que trabalhou diretamente em sua elaboração, conta que essas constantes mudanças têm impactado diretamente as organizações que, muitas vezes, são desafiadas a encontrar e assumir uma identidade própria de marca. “Essa efervescência de marcas, mídias e serviços tornam a comunicação e acessibilidade ao cliente e aos próprios colaboradores ainda mais difícil, se fazendo necessária uma readequação de culturas e valores, pois os antigos padrões de marketing, comunicação e atendimento já não se fazem factíveis na realidade atual”, afirma ela.
Já para Rodolfo Araújo, Vice-Presidente da United Minds para América Latina, tão importante quanto a transformação digital, a transformação cultural nas organizações é o que garantirá a segurança e estabilidade das empresas, para atingir seus objetivos, mesmo com as inconstâncias do momento em que vivemos. É preciso incorporar uma cultura nova que crie seu valor em pessoas e processos estruturados de forma sistêmica e organizada. Rodolfo afirma que “A United Minds, ao longo de duas décadas, tem trabalhado em escala global com marcas de diferentes setores que geram todos os dias aprendizados sobre o tema. Nosso objetivo é organizar estes conteúdos e compartilhá-los da forma mais sintética, estruturada e clara possível. A ABA, aos nos convidar para essa parceria, muito nos honra – e, sobretudo, mostra mais uma vez sua capacidade de antecipar tendências sobre o futuro dos negócios.”
Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA, reforça que “Ao abordar cinco passos essenciais para a transformação cultural nas organizações, estamos certos de que este guia de boas práticas será o braço direito dos profissionais de Comunicação Corporativa que farão grande diferença em nossa sociedade.”
O guia pode ser encontrado no site da ABA: http://www.aba.com.br/wp-content/uploads/2019/11/guia-aba-comunicacao-digital.pdf
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, que completa 60 anos este ano, é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com seu principal pilar: Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 140 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais em 7 capitais brasileiras, que em 2019, são 14, além dos conteúdos gerados pelos seus 9 Comitês Nacionais e 6 Grupos de Trabalho/Capítulo Rio, do apoio dos inúmeros Parceiros e Patrocinadores, e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
É cofundadora do CONAR- Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e do CENP – Conselho Nacional das Normas-Padrão, e também membro do Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais em seis continentes e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.
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