Globo sedia evento global de jornalismo e tecnologia
Pela primeira vez, o Brasil recebe uma edição do GEN Editors Lab, projeto internacional de conteúdo jornalístico criado pela Global Editors Network, uma associação que tem como premissa ajudar a desenvolver e fomentar a inovação digital no universo do jornalismo. A Globo foi a empresa escolhida, em parceria com o Google News Lab, para receber a primeira etapa latino-americana do evento, que reunirá nos dias 7 e 8 de abril, profissionais de jornalismo de diversos veículos para debater sobre os desafios da impressa e da comunicação.
“É um privilégio estar em um projeto como este. O Editors Lab já foi realizado em redações como as da BBC, New York Times, El País e The Guardian, por exemplo. O mais importante para nós é promover a discussão, o aprendizado e ajudar a elaborar visões e soluções que possam ser usadas em diversas redações no mundo”, comenta Marcia Menezes, diretora de conteúdo do G1.
Além das plataformas do grupo Globo, o GEN LAB também terá a participação de profissionais das principais redações digitais do País, além de coletivos de jornalistas que têm inovado em produção de conteúdo, segundo a diretora. Esses profissionais serão divididos em equipes e terão a missão de desenvolver protótipos de projetos que visam combater as fake newss. O tema do evento, aliás, é: “Como lutar contra notícias falsas, enganosas e bots políticos?”. Os projetos serão avaliados por uma bancada formada por profissionais de jornalismo.
Essa etapa brasileira é um capitulo dentro da jornada anual do GEN Lab, que percorre os 5 continentes a fim de encontrar as soluções mais inovadoras para o jornalismo. A final dessa etapa acontece em junho, em Lisboa.
Fonte: Meio & Mensagem