Executivos de Sourcing aprofundam conhecimento sobre produção publicitária
A primeira reunião do ano do Comitê de Sourcing da ABA, realizada nesta quarta-feira (28), contou com convidados especiais. A equipe da Hogarth Worldwide, agência pertencente ao grupo WPP que atua na produção, adaptação e distribuição de materiais publicitários, foi à sede da associação discorrer sobre o tema Como Fazer Produção 360o com Planejamento Inteligente e Eficiente. A empresa conta com 40 escritórios distribuídos em 32 países.
O ponto de partida para alcançar bons resultados está na realização de um bom briefing do cliente, com envolvimento desde o início de todos os times envolvidos no projeto. Na opinião de Leonardo Oliveira, head of digital da Hogarth no Brasil, esse processo é fundamental para evitar custos extras ao longo do tempo com itens não previstos.
Para Alexandre Sakihara, group account director da empresa, é primordial a aproximação entre as áreas de Sourcing (responsável pela compra do serviço), Marketing (de onde parte a demanda) e as produtoras (executoras do trabalho). Entre várias dicas para garantir a eficiência dos processos de produção, ele sugere aos profissionais de Sourcing que participem desde o início do projeto, inclusive que acompanhem o set de filmagem a fim de compreender melhor os meandros desse tipo de trabalho.
Livia Piassa, head da Hogart Production Brazil, aproveitou a oportunidade para explicar o funcionamento da legislação do audiovisual no Brasil e demais países da América Latina. Um alerta importante: a partir de junho, a Ancine deverá cobrar por produções publicitárias nas mídias digitais e TV on demand. O projeto ainda está com várias lacunas a serem respondidas, mas certamente deverá impactar esse tipo de estratégia de comunicação.


