terça, 16 de dezembro de 2025

Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Pepsico fala dos 140 anos da Quaker

Aos 140 anos, Quaker se reinventa com base na sua própria tradição

Resgate afetivo gera um posicionamento contemporâneo para mostrar que produto pode ser usado em todas as refeições

A icônica logomarca da Quaker marcou gerações, mas já há alguns anos a companhia está em busca de novas percepções e pontos de contato. Mais do que uma fabricante de aveia, a empresa aproveita seus 140 anos recém-completados em 2017 para se conectar com o público nas grandes cidades. Para isso, segue proposta de acompanhar o consumidor ao longo de todo o seu dia, com portfólio que vai além de opções para o café da manhã, como explica Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da Pepsico, detentora da empresa.

Divulgação

“Quaker conta com a solidez de uma marca que foi fundada em 1877 e se mantém forte na memória afetiva dos consumidores ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, se reinventa e acompanha o lifestyle de seus consumidores, com opções que vão desde o café da manhã, breaks e snacks nutritivos que podem ser consumidos ao longo do dia, em qualquer lugar”.

Seguindo a nova estratégia de versatilidade, aliada à democratização do cereal, a companhia ampliou seu portfólio este ano, com o lançamento das barras 100% frutas de verdade com aveia. Segundo Daniela, o objetivo é levar o conhecimento da versatilidade da aveia para um número cada vez maior de pessoas nos diferentes pontos de contato. “A aveia é um grão que tem superioridade nutricional em relação a outros cereais presentes no consumo diário dos brasileiros, como o arroz e o trigo, e ao mesmo tempo é democrática, sendo acessível a maioria da população. Nós queremos mostrar para os consumidores a praticidade e os benefícios de incluir a aveia no dia a dia, assim como as diferentes formas de fazê-la”.

Como estratégia de apresentar a versatilidade da aveia, a marca aposta na inauguração da Quaker The Oatery, em São Paulo, primeira loja-conceito da companhia na América Latina. A flagship permanece na cidade até dezembro e oferece um menu assinado pela chef Morena Leite, além de workshops e venda de produtos licenciados. São aventais, tigelas, canecas e xícaras com visual da marca. Além desses itens de decoração, o público pode levar para casa bolos, pães e muffins criados pela chef, que levam a aveia em suas receitas. “Essa iniciativa nos dá a oportunidade de falar diretamente com o nosso público e celebrar nossa história. Quaker comemora 140 anos com uma experiência que nos aproxima do dia a dia das pessoas que têm uma rotina agitada e urbana”. Para a executiva, a flagship é apenas um dos exemplos de como a aveia pode ser usada em tantos pratos e de diferentes formas. “Queremos que o brasileiro amplie o hábito de consumir aveia”.

A campanha de 140 anos também contempla ações no digital, como forma de se aproximar do público jovem. “Nosso objetivo é manter a história e a credibilidade de Quaker de uma forma contemporânea. A plataforma digital é, sem dúvida, uma grande aliada. Temos, por exemplo, uma parceria de sucesso com o Tastemade, em que ensinamos ao público diversas receitas gostosas e nutritivas feitas à base de aveia”, destaca Daniela.

Vanguarda

Criado em 1957 pelo ilutrador norte-americano Haddon Sundblom, o logotipo da Quaker foi a primeira marca registrada para um cereal de café da manhã. Seu criador é um veterano na publicidade, sendo responsável também pelo icônico Papai Noel da Coca-Cola.

Apesar do sucesso histórico da logomarca, o famoso homem da Quaker já havia sido retratado pela empresa desde 1900. Mas, para a renovação constante de seu personagem principal, a companhia tem investido em diversas estratégias, sobretudo, com novos formatos de publicidade.
Para provar a importância do café da manhã equilibrado, a marca promoveu recentemente ativação de mídia exterior em uma estação de metrô na Bélgica usando vending machines “humanizadas”. “Nosso objetivo é manter a história e a credibilidade da marca Quaker de uma forma contemporânea”, finaliza Daniela.

Fonte: Propmark

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