segunda, 15 de dezembro de 2025

ABA participa da implantação da Aliança sem Estereótipo no Brasil

Parceria com ONU Mulheres e Unilever, líderes da iniciativa, faz parte da programação em comemoração aos 60 anos da Associação

Com a afirmação “É com imenso prazer e com muita emoção que, em nome da ABA, participo desse momento histórico para o ecossistema de marketing e comunicação”, Sandra Martinelli, presidente-executiva, inicia sua participação no evento de lançamento do piloto da #Unstereotype Alliance no Brasil. O encontro, com presença de grandes anunciantes e entidades como o CONAR, foi realizado hoje, 22 de fevereiro, na sede da Unilever, em São Paulo.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 17.47.36

Vanessa Vilar, Legal Director – LATAM Cluster Category Counsel da Unilever e presidente do Comitê Jurídico da ABA, Dr. Edney Narchi, vice-presidente executivo do CONAR, Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA

 

A ABA é aliada da iniciativa, com apoio da WFA – World Federation of Advertisers, da qual faz parte e integra o Comitê Executivo. A #Unstereotype Alliance é liderada pela ONU Mulheres e Unilever, trazendo de forma pioneira o movimento para uma publicidade sem estereótipos no País. No encontro desta manhã aconteceu a apresentação da Iniciativa da Aliança Sem Estereótipo Global & Proposta para o Capítulo do Brasil. Conforme apresentado por Adriana Carvalho, gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres no Brasil, o objetivo da Aliança é eliminar atitudes e estereótipos negativos e atitudes discriminatórios para a igualdade de gênero usando uma abordagem interseccional. Adriana reforçou que se trata de uma ação alinhada aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mais especificamente com o objetivo 5 “Igualde de Gênero”.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 09.46.12

Adriana Carvalho, gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres no Brasil

A anfitriã Ana Paula Duarte, diretora de Mídia da Unilever, ressaltou a importância da participação das empresas no movimento e “que as ações individuais das marcas se tornarão mais potentes se unidas em uma mesma plataforma e em um mesmo propósito que junte comunicação e representatividade”.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 09.34.02

Ana Paula Duarte, diretora de Mídia da Unilever

Reforçando a importância de se trabalhar em rede, a representante da ONU Mulheres deu um panorama geral da Aliança aos presentes, dando ênfase ao plano de ação já estabelecido para o sucesso da #Unstereotype Alliance global e localmente. A meta é a “eliminação de esterótipos e atitudes discriminatórias em relação à igualdade de gêneros” e o plano de trabalho contempla: 1. Fomentar a igualdade no ambiente de trabalho; 2. Alcançar a publicidade livre de estereótipos; 3. Empoderar ações públicas contra os estereótipos; 4. Equipe de liderança para promover crescimento.

O evento contou ainda com uma apresentação de Isabel Aquino, diretora de Planejamento da Heads Propaganda, agência pro bono da ONU Mulheres Brasil. A publicitária explanou sobre os dados levantados ao longo das ondas da pesquisa “Todxs: Um mapa da representatividade de gênero e raça na publicidade”, que está iniciando a oitava onda. Para Isabel, “a publicidade não é responsável pelos problemas, mas a gente é parte dessa engrenagem; e a equidade de gênero é a ferramenta mais poderosa de desenvolvimento social”.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 09.49.07

Isabel Aquino, diretora de Planejamento da Heads Propaganda

O Brasil é a primeira nação da América Latina a receber a coalizão, que reúne agências, anunciantes e entidades para promover a representatividade na propaganda. A partir de abril, o grupo criará um comitê de governança junto às empresas líderes que, além da Unilever, inclui o Grupo Boticário e a Mastercard. De forma concreta, as signatárias terão como objetivos:

  • Aterrissar a iniciativa no Brasil e promover mudanças locais;
  • Traduzir site, estudos e ferramentas;
  • Seguir usando o estudo TODXS, aprofundar a pesquisa, aumentar alcance no País e fora. Avaliar a necessidade de mais estudos;
  • Realizar oficinas e eventos;
  • Alimentar os esforços globais da Aliança.

“A ABA já tem colocado temas relacionados à mulher e à ‘antiestereotipagem’ em sua agenda estratégica. No ano passado, por exemplo, lançamos o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade, que tem o objetivo de buscar inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas, uma discussão que está cada vez mais ganhando relevância global; e nesta semana, apresentamos, em nosso coquetel de celebração dos 60 anos da ABA, o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos, um guia produzido em parceria com a Think Eva, núcleo de inteligência ligado a Think Olga, ONG cujo objetivo é empoderar mulheres por meio da informação. Portanto, esse lançamento do piloto da Aliança Unstereotype só reforça nosso posicionamento de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. E para tratar do assunto do estereótipo na publicidade, queremos buscar novos parceiros para participar dessa discussão tão importante. Os consumidores estão ávidos por marcas com propósito, que possam ser coadjuvantes na construção de um Brasil melhor; essa aliança será uma importante iniciativa na criação de campanhas que valorizem homens e mulheres como um motor para a mudança positiva que buscamos em nossa sociedade.”, complementa Martinelli.

WhatsApp Image 2019-02-22 at 09.18.50

Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA

ABA NAS REDES SOCIAIS

Revistas

Confira as outras edições aqui!
Fatal error: Call to undefined function advads_is_amp() in /home/acervo.aba.com.br/public/wp-content/plugins/advanced-ads/modules/adblock-finder/public/public.php on line 10