História
ABA – Associação Brasileira de Anunciantes é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1959, que reúne as maiores empresas anunciantes do Brasil, responsáveis por cerca de 70% dos investimentos em propaganda realizados no País.
A entidade foi criada para representar, defender interesses comuns e contribuir para a contínua evolução e profissionalização das empresas anunciantes.
O movimento para instituir a entidade foi inspirado nas associações de anunciantes existentes na França, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos.
Foi decisivo, também, o fato de os anunciantes terem tido pouca oportunidade de discutir e defender seus interesses no 1º.Congresso Brasileiro de Propaganda Executiva, realizado no Rio de Janeiro, em 1958.
Percebeu-se que seria necessário não apenas reunir os anunciantes em torno de objetivos comuns, para fortalecer suas posições, mas também ajudá-los a entender melhor as especificidades da atividade publicitária. Por isso, desde o início, estabeleceu-se um intenso programa de cursos, palestras, seminários e encontros com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais.
Missão, Valores e Princípios
MISSÃO
Ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação.
NOSSA CRENÇA
O marketing é fundamental para a evolução da sociedade; a ética e a liberdade são essenciais para sua realização.
VALORES
- Excelência
- Ética
- Colaboração
- Respeito
- Inconformismo
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E OBJETIVOS PERMANENTES
- Defender de forma permanente e intransigente a liberdade da comunicação comercial.
- Representar, defender e orientar os interesses dos anunciantes brasileiros.
- Defender o conceito e a prática da responsabilidade do anunciante e da propaganda, estimulando a autorregulação.
- Manter permanente diálogo com toda a sociedade e seus integrantes.
- Incentivar a constante busca da maior eficácia do marketing e da comunicação e o aumento de sua utilização e rentabilidade como ativo competitivo de negócios, aglutinando, validando e disseminando as melhores práticas.
- Conectar executivos e profissionais dos anunciantes e da cadeia produtiva do marketing e da comunicação.
- Incentivar o desenvolvimento inovador, criativo e com propósito das marcas e da reputação das organizações anunciantes.
- Incentivar a mais ampla visão e prática da sustentabilidade nas atividades de marketing e comunicação.
- Ajudar as associadas a antecipar e planejar o futuro.
- Gerar, consolidar, disseminar e facilitar o acesso a conteúdo e educação relativa ao escopo de atuação da entidade.
FUNDAMENTOS DE GOVERNANÇA
Inclusão e exclusão de associadas e parceiros com fundamento na missão, credo, valores e princípios adotados.
ASSOCIAÇÕES
A ABA é filiada à WFA – World Federation of Advertisers, entidade que congrega associações de anunciantes de 55 países, incluindo todas as principais economias mundiais e abrangendo as empresas responsáveis por mais de 60% dos investimentos publicitários internacionais.
É fundadora e integrante do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária e do Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão.
Confira aqui a lista de entidades com as quais a ABA mantém relacionamento, institucionalmente ou via seus Comitês Técnicos e de Melhor Prática.
Serviços e Benefícios
PARA A EMPRESA ANUNCIANTE
- Representa os anunciantes e defende seus interesses comuns junto ao mercado e aos órgãos de governo.
- Atende às necessidades práticas dos anunciantes, tanto gerais como pontuais
- Promove a evolução técnica dos profissionais.
- Desenvolve e recomenda melhores práticas.
- Cria conteúdos, incentivando a troca de informações.
- Discute, reconhece e antecipa tendências.
- Promove eventos de interesse e com desconto para as associadas.
- Edita a Revista da ABA.
PARA O EXECUTIVO DAS ASSOCIADAS
- Atualização sobre as novas técnicas e ferramentas em todas as áreas da comunicação de marketing.
- Conhecimento das melhores práticas nacionais e internacionais.
- Discussão e reconhecimento das principais tendências da área.
- Informações sobre os melhores cases de marketing e comunicação, por meio das apresentações feitas por agências, veículos, fornecedores e empresas anunciantes.
- Construção e ampliação do networking na área do marketing e da comunicação.
PARA O MERCADO EM GERAL
- Organização de comitês com profissionais de diversas disciplinas de marketing para debates e discussões.
- Aglutina, refina e distribui documentos de melhor prática.
- Cursos e fóruns para os profissionais ligados à comunicação das empresas e de seus parceiros.
- Informações sobre agências de propaganda, veículos, institutos de pesquisa, produtoras e demais fornecedores da área.
- Organização de seminários e workshops de interesse da área de comunicação e marketing.